top of page

O tesouro do cata-vento da Notre-Dame



Você já notou que há um galo situado no topo do pináculo da Cathédrale de Notre Dame? A uma altura de mais de 93 metros, ele domina a catedral e serve de cata-vento, mas ele também encerra um dos tesouros mais preciosos da cidade!


Em 1920, é decidido ali guardar um dos 70 espinhos da Coroa de Cristo.


Durante as obras de restauração realizadas nos anos 1920, o cardeal Verdier, então arcebispo de Paris, decide colocar no interior do galo metálico  três relíquias de grande importância: uma relíquia de Saint-Denis e uma relíquia de Sainte-Geneviève, santos patronos da cidade de Paris, assim como um dos 70 espinhos da Coroa de Cristo.


Assim empoleirados, as relíquias iriam proteger os parisienses e fiéis da Notre-Dame, como um "para-raios espiritual".


Porém, não pense que as relíquias estão somente nas alturas! É possível visitá-las e admirá-las na sala da sacristia, de segunda a sexta, das 09h30 às 18h, aos sábados, das 09h30 às 18h30 e nos domingos, de 13h30 às 18h30 (tarifa de 4€), ou todas as primeiras sextas-feiras do mês, em uma missa especial às 15h.


Como adoramos dizer, Paris nunca deixa de nos surpreender! Quando achamos que já vimos de tudo, surge um tesouro escondido da melhor forma: ao alcance de todos os olhares!


Cathédrale de Notre Dame

6 Parvis Notre-Dame, Place Jean-Paul II, 75004

Como chegar:

Metrô linha 1, 11, estação Hôtel de Ville, linha 4, estação Cité ou Saint-Michel, linha 10, estação Maubert-Mutualité ou Cluny-La Sorbonne, linhas 7, 11 e 14, estação Châtelet


Fonte: Paris Safari. Clique aqui para ler o artigo original.


6 visualizações
bottom of page