top of page

História curiosa sobre os arrondissements de Paris

Você já deve ter reparado que o mapa de Paris parece um caracol mas você sabia como foi que surgiu esse padrão de distribuição das divisões administrativas?

Em 1860, Paris possuía apenas 12 arrondissements ao invés dos 20 que temos hoje. E essa era uma época na qual os casais livres eram mal vistos e, para falar de concubinato, dizia-se, com humor, "que se era casado no 13º arrondissement".


E foi justamente nesse ano que Napoleão III levou à expansão dos limites da cidade, sendo necessário criar realmente o tão mal falado 13º arrondissement. 

E até então o modo de repartição dos arrondissements se fazia da esquerda para a direita e de cima para baixo. E a consequência dessa divisão seria atribuir o título do famoso 13º arrd. aos bairros de Auteuil e Passy, que não eram conhecidos por serem liberais.


​Obviamente, a reação das pessoas de bem não demorou a aparecer. Cansada de ouvir suas queixas, a administração alterou o método de atribuição numérica em favor de um esquema em espiral evitando, dessa forma, a "humilhação" do 16º se tornar o 13º. 


E foi assim que teve início o padrão em espiral da distribuição dos arrondissements em Paris.


5 visualizações
bottom of page