top of page

Conheça 8 restaurantes para sua próxima viagem a Paris

Muitas pessoas vêm a Paris por diversas razões: história, cultura, moda e claro pela COZINHA! Berço da gastronomia clássica, Paris se tornou uma verdadeira torre de Babel no que se refere a opções gastronômicas. Aqui podemos encontrar, além da gastronomia francesa, a etíope, a asiática e mesmo a brasileira!


Restaurantes Asiáticos

Hoje em Paris, como em todas as grandes cidades no mundo, é impossível transitar pelas ruas e não encontrar um grande número de turistas asiáticos ou mesmo imigrantes, que aproveitam a escolha dos seus compatriotas e abrem verdadeiras jóias gastronômicas para matar as saudades da comida de casa.



Se você quer ter uma experiência em alta gastronomia chinesa, nossa indicação é o Shang Palace no Shangri-La Hotel. Seu preço não é absurdo por um menu de vários pratos, mas as reserva tem que ser para, no mínimo, três pessoa. Se você preferir, pode ir e experimentar os pratos “a la carte”. Quanto ao idioma, não se preocupe, a maioria do staff fala inglês. Se o Chef estiver inspirado, não se surpreenda se “mimos extras” começarem a chegar. Dica: não deixe de experimentar o chá de jasmim, um dos melhores que experimentei. O grande PLUS deste restaurante é sua localização: ele está a um pulinho da Torre Eiffel.


Se o que você busca é um sushi/sashimi a um preço justo no centro de Paris, do lado do Louvre, vá no Foujita. Dica: procure ir na terça ou sexta, pois a maioria das entregas de peixes acontecem nas segundas e quintas! Você pode achar melhor ir no dia da entrega, o que desaconselho, pois normalmente nesses dias prioriza-se acabar com o estoque!



Agora se você quer conhecer um pouco mais da cozinha Coreana, recomendo o L’Arbre de Sel, do lado da Tour Montparnasse. Este restaurante possui um cardápio interessante, mas é necessário arranhar um pouco no francês pois, por ser um restaurante off-guide, sua clientela é mais de locais que buscam suas iguarias.




Um nome bem conhecido dos amantes da cozinha asiática e que merece o apelido de “McDonalds asiático” é o Ippudo, especializado em ramen ou lámen, como preferirem. Suas entradas e suas opções de ramen são as combinações perfeitas para os dias frios de Paris. Se eu pudesse, faria um review com muitas páginas sobre esse restaurante, mas por ora deixo os comentários adicionais para você! Detalhe: há ótimas opções para os vegetarianos!


Cozinha francesa estilo “lanchonete”

Claro que se você visitou Paris já comeu uma dessas delícias, senão as duas: o crepe de queijo e/ou crepe de banana com nutella em uma das milhares de barraquinhas espalhadas pela cidade. Minha recomendação para você que gosta de crepe mas acaba um pouco decepcionado com esses que são vendidos na rua é conhecer a La Crème de Paris (Crêpe tradicional). Aqui você vai experimentar uma variedade de opções de crepes e milkshakes. Não estranhe e nem se deixe enganar pela decoração estilo diner americano e pelos atendentes falarem inglês fluentemente, vale a visita, principalmente se você estiver com crianças.


Agora se você deseja uma experiência tradicional que remonta a origem bretã da crepe, que lá eles chamam de galette, não deixe de visitar a La Crêperie de Josselin, do lado da Tour Montparnasse. Lá você poderá comer uma crepe/galette tradicional servida com sidra bretã, além de poder escolher entre farinha branca ou sarracena para o preparo do seu crepe/galette. Não precisa reservar, mas chegue antes das 19h se não deseja encarar uma fila gigantesca (mas dependendo do frio, você pode ganhar um copo de sidra para se aquecer antes de entrar).




Mas se tudo o que você busca é um bom burger american style você tem de ir no Schwartz! Com três endereços em Paris você pode escolher entre um ao lado do Torre Eiffel, outro próximo a Champs-Élysées e o meu preferido, no Marais, pertinho da igreja Saint-Paul-Saint-Louis. Sua cozinha judaica tem opções maravilhosas e extremamente criativas, inclusive com opções vegetarianas! Não deixe de experimentar o cheesecake de oreo se estiver no menu.



Mas atenção: somente vá ao Schwartz se você estiver com muita fome, pois as porções lá são realmente muito generosas!


Experiência de um jantar francês



Esta lista não estaria completa sem uma opção para uma verdadeira refeição francesa, por isso indicamos o restaurante Racines des Prés. Muitos vão falar que não é um restaurante com estrelas Michelin, mas depois de conhecer alguns, prefiro recomendar uma opção que atenda as expectativas de qualidade e quantidade que muitos brasileiros tem quando vem a Paris. Alguns restaurantes oferecem menus de oito a seis pratos mas que saímos com a sensação de ainda estarmos com fome! Mas essa não é o caso do Racines. Lá você terá a oportunidade de apreciar criações tradicionais da culinária francesa mas com apresentações modernas e em quantidade que nós, brasileiros, não vamos nos decepcionar.



A marca registrado do Chef Navarro, à frente da cozinha do Racines, é a utilização de ingredientes sazonais e entregues direto pelos produtores, o que confere aos pratos da casa un toque especial de frescor e qualidade, o prato de raízes (racines)! E justamente por causa dessa sazonalidade o menu do restaurante é muito dinâmico, alterado e renovado quase que mensalmente.


Fiquem atentos pois é necessário fazer reserva e não se preocupe pois parte da equipe fala inglês. E se você adora ver profissionais trabalhando com excelência, como eu, reserve a mesa no balcão para poder acompanhar a preparação dos seus pratos, já que a cozinha do restaurante é aberta!!!


Ficou com água na boca só de ler? Então inclua esses endereços na sua próxima viagem e aproveite!


Com Amor,


Daniel Rodrigues

Colunista Gastronômico da Paris pra Mim

Paris pra Mim


Ps.: para você guardar em seu roteiro:

Shang Palace (Localizado em: Shangri-La Hotel)

Endereço: 10 Avenue d'Iéna, 75116 Paris

Telefone: 01 53 67 19 92


Foujita

Endereço: 41 Rue Saint-Roch, 75001 Paris

Telefone: 09 83 96 77 55


L’Arbre de Sel

Endereço: 138 Rue de Vaugirard, 75015 Paris

Telefone: 01 47 83 29 52


Ippudo

Endereço: 14 Rue Grégoire de Tours, 75006 Paris

Telefone: 01 42 38 21 99


La Crème de Paris

Endereço: 4 Rue du Faubourg Montmartre, 75009 Paris

Telefone: 01 48 24 89 50


La Crêperie de Josselin

Endereço: 67 Rue du Montparnasse, 75014 Paris

Telefone: 01 43 20 93 50


Schwartz Marais

Endereço: 16 Rue des Ecouffes, 75004 Paris

Telefone: 01 48 87 31 29


Racines des Prés

Endereço: 1 Rue de Gribeauval, 75007 Paris

Telefone: 01 45 48 14 16


8 visualizações
bottom of page