top of page

ok - Os anos 50 escondidos nas paredes do metrô parisiense

Hoje queremos falar sobre a história que se esconde em Paris e como ela às vezes nos salta aos olhos!

Na nossa casa, quando as paredes começam a ficar meio sem graça e desatualizadas, há sempre a opção de uma pintura com novas cores para cobrir o velho com algo novo. E esse método é um pouco como o que o metrô de Paris vem fazendo ao longo dos anos para atualizar suas estações. Quando os velhos azulejos brancos de antigamente precisavam de uma renovação, eles simplesmente eram cobertos com materiais mais modernos. Uma solução rápida e fácil, e nem exigia a remoção dos cartazes e anúncios colocados nas paredes ao longo das plataformas. Então, imagine os trabalhadores do metrô quando começaram a renovações preliminares e foram retirando as camadas de papéis da estação Trinité no 9º arrondissement, e se viram diante de uma camada de história da cidade perdida no tempo ...


os-anos-50-no-metro-parisiense-1

os-anos-50-no-metro-parisiense-2

Pôsteres com horários de transportes públicos datados de 20 de junho de 1959, anúncios de utilidades domésticas, mapas da cidade, promoções de shows e até mesmo um registro das condenações penais que tiveram lugar dentro da rede do metrô! Uma verdadeira cápsula do tempo da metade do séc. XX foi revelada, esquecida por trás das paredes desde que foram enterradas durante os trabalhos de renovação em 1960 em uma iniciativa de toda a cidade para modernizar as estações após a guerra.


os-anos-50-no-metro-parisiense-3

Por um breve momento, ao desembarcarem nas plataformas da estação Trinité durante esse trabalho, os passageiros mergulhavam diretamente no passado conforme as portas do metrô se abriam...


os-anos-50-no-metro-parisiense-4

os-anos-50-no-metro-parisiense-5

O parisiense Yan Covès foi rápido e registrou as obras primas reveladas, pois sabia que em poucos dias elas seriam seladas uma vez mais. No entanto, Trinité é uma das muitas estações a serem submetidas a preparações para grandes obras de renovação a partir de outubro.


os-anos-50-no-metro-parisiense-6

Uma distração muito bem-vinda na rotina de deslocamento diário e um raro vislumbre do ambiente urbano de passageiros 50 anos antes de nós. Só isso já pode dar aos parisienses e turistas uma nova razão para desfrutar de um passeio de metrô. Certamente é uma visão da qual vale a pena se atrasar para o trabalho.



E se você quiser saber mais sobre as janelas da história abertas sobre Paris, leia este artigo no nosso blog!


PS: este artigo faz parte da Newsletter Paris pra Mim. Se você gostou, inscreva-se para receber textos legais como este em primeira mão! Afinal, Paris cabe na sua caixa de entrada!


23 visualizações
bottom of page