top of page

ok - Sexta-feira 13 em Paris. O que isso significa?

Apesar de muito supersticiosos, os franceses consideram a sexta-feira 13 como um dia de poder mudar a sorte! Afinal, esse é o dia em que a tradicional loteria da sexta-feira 13 é sorteada, podendo premiar milhões de euros!

Mas há outras superstições que parecem ser mais bizarramente seguidas na França do que em outros lugares.... e como toda boa superstição, a razão e lógica nem sempre se fazem presentes!

Pé esquerdo primeiro

pe-esquerdo-primeiro-paris

Para os franceses, pisar acidentalmente no cocô de cachorro com o pé esquerdo é sinal de boa sorte. Porém, se pisar com o direito, melhor se preparar para a maré de azar.

A última ceia

jantar-a-treze-paris

Para os jantares (soirées), os franceses evitam ter 13 pessoas sentadas à mesa. Acredita-se que a superstição remonta a Santa Ceia, na qual o 13º apóstolo, Judas Iscariot, acabou se revelando um traidor.

Cuidado com as facas!

facas-para-presentear-nao

Se você valoriza sua amizade com um francês, nunca o presenteie com uma faca. Esse gesto significa que você quer, na verdade, cortar relações. Porém, caso você deseje realmente presentear alguém com uma lâmina, deixe que a pessoa lhe pague com 0,10 centimes, pois o pagamento aparentemente quebra a superstição e vocês poderão seguir com a amizade!

Pão de cabeça para baixo

pao-virado-para-baixo

Nunca coloque sua baguette ou outro tipo de pão de cabeça para baixo, a menos que deseje ter muita má sorte! De acordo com o folclore, esta superstição vem do tempo dos executores, quando eles eram autorizados a pegar produtos nas lojas sem pagar. Assim, os padeiros deixavam alguns pães de cabeça para baixo para que eles pudessem se servir.

Velas

velas-nas-igrejas

Quando for acender uma vela em uma igreja, sempre acenda a partir de fósforos ou isqueiros e nunca a partir de uma vela já acesa, pois a superstição diz que os seus desejos irão todos para a pessoa que acendeu a primeira vela.


E você? Qual superstição você achou mais absurda? Ou qual sua superstição incontournable para a sexta-feira 13?


Fonte: The Local fr


* Este artigo foi publicado originalmente na Neswletter Paris pra Mim. Clique aqui para assinar e receber novidades diretamente no seu e-mail, em primeira mão!

4 visualizações
bottom of page