ok - Sexta-feira 13 em Paris. O que isso significa?

Apesar de muito supersticiosos, os franceses consideram a sexta-feira 13 como um dia de poder mudar a sorte! Afinal, esse é o dia em que a tradicional loteria da sexta-feira 13 é sorteada, podendo premiar milhões de euros!

Mas há outras superstições que parecem ser mais bizarramente seguidas na França do que em outros lugares.... e como toda boa superstição, a razão e lógica nem sempre se fazem presentes!

Pé esquerdo primeiro

Para os franceses, pisar acidentalmente no cocô de cachorro com o pé esquerdo é sinal de boa sorte. Porém, se pisar com o direito, melhor se preparar para a maré de azar.

A última ceia

Para os jantares (soirées), os franceses evitam ter 13 pessoas sentadas à mesa. Acredita-se que a superstição remonta a Santa Ceia, na qual o 13º apóstolo, Judas Iscariot, acabou se revelando um traidor.

Cuidado com as facas!

Se você valoriza sua amizade com um francês, nunca o presenteie com uma faca. Esse gesto significa que você quer, na verdade, cortar relações. Porém, caso você deseje realmente presentear alguém com uma lâmina, deixe que a pessoa lhe pague com 0,10 centimes, pois o pagamento aparentemente quebra a superstição e vocês poderão seguir com a amizade!

Pão de cabeça para baixo

Nunca coloque sua baguette ou outro tipo de pão de cabeça para baixo, a menos que deseje ter muita má sorte! De acordo com o folclore, esta superstição vem do tempo dos executores, quando eles eram autorizados a pegar produtos nas lojas sem pagar. Assim, os padeiros deixavam alguns pães de cabeça para baixo para que eles pudessem se servir.

Velas

Quando for acender uma vela em uma igreja, sempre acenda a partir de fósforos ou isqueiros e nunca a partir de uma vela já acesa, pois a superstição diz que os seus desejos irão todos para a pessoa que acendeu a primeira vela.


E você? Qual superstição você achou mais absurda? Ou qual sua superstição incontournable para a sexta-feira 13?


Fonte: The Local fr


* Este artigo foi publicado originalmente na Neswletter Paris pra Mim. Clique aqui para assinar e receber novidades diretamente no seu e-mail, em primeira mão!

0 visualização