top of page

ok - Janelas abertas para a história!

Hoje gostaríamos de apresentar o trabalho incrível do fotógrafo Julien Knez´s e sua forma de mesclar o passado e o presente de Paris através da fotografia. Aliás, mesclar é realmente o nome desse projeto (mashable, em inglês).


Julien já havia feito fotos maravilhosas da liberação de Paris após a Segunda Guerra, mostrando como os locais de guerra estão atualmente e isso chamou a atenção dos editores da Parigramme que lhe solicitaram um olhar especial para o período de 1871 até os famosos protestos dos estudantes em maio de 1968.


O resultado é uma série de fotos deliciosas que nos lembram como a história é viva nas ruas de Paris.


Abaixo, veja algumas delas, selecionadas do livro de Julien chamado "Paris: Fênetres sur l´Histoire"



Para fazer as fotos, Julien teve acesso ao arquivo de fotos da Parigramme e, uma vez a foto selecionada, ele pesquisa o exato local em Paris onde ele havia sido tirada. Segundo ele: "Quando fotos históricas são inseridas em cenários contemporâneos, abrimos maravilhosas janelas para o passado".


Uma vez o local encontrado, Julien tirava uma série de fotos e aplicava o photoshop posteriormente. Ele teve alguns problemas inesperados, desde o tempo até os postes de iluminação, passando pelo tráfego e as renovações que muitas ruas sofreram ao longo do tempo.



Mas apesar desses pequenos contratempos, o resultado do trabalho foi vitorioso!


Para saber mais sobre esse projeto belíssimo, clique aqui!

0 visualização
bottom of page