top of page

ok - As milenares igrejas de Paris

O Ricardo Freire, do Viaje na Viagem, costuma dizer que viajamos para andar de metrô e visitar igreja. E principalmente quando vamos à Europa, mais especificamente a Paris, parece que viramos caçadores de relíquias sacras....

abbaye-saint-germain-des-pres-paris

É tanta igreja que visitamos que com o passar do tempo ficamos anestesiados e nem prestamos mais tanta atenção. Parece que todas começam a ficar iguais...


Porém, tenha em mente que muitas igrejas que vemos hoje em dia meio que camufladas na paisagem urbana são verdadeiras testemunhas de milênios de história! E não somente testemunhas, mas palco principal!


No último post falamos sobre a restauração da Igreja de Saint-Germain-des-Près (leia aqui). Assim, hoje gostaríamos de contar brevemente sua história para que você possa compreender sua importância e relevância e entender a importância de sua restauração.


Quando estiver passando pelo movimentado Boulevard de Saint-Germain, na esquina movimentada do Café de Flore, repare nessa construção. Você estará olhando para a igreja mais antiga de Paris, construída no ano de 542 quando foi ordenada a construção de uma basílica para guardar relíquias religiosas.


Hoje, sua arquitetura é heterogênea e acumula influências de vários períodos. O que vemos hoje foi construído no século XI, em estilo românico, e reformado várias vezes, estando a torre original ainda de pé, onde está guardado um dos mais antigos campanários da França. O filósofo René Descartes está enterrado ali.


Durante a Revolução se transformou em depósito de salitre, material que acumula muita umidade. É um milagre estar de pé até hoje. Foi o local de coroação do rei Pepino, o Breve, pai de Carlos Magno, que assistia a coroação, pelo papa Estevão.


Então, queridos, sempre que entrarem em uma igreja em Paris, procurem saber o que aconteceu ali. Com certeza haverá uma história surpreendente, no mínimo interessante, que fará vocês verem o lugar com outros olhos.


Abbaye Saint-Germain-des-Près

3 Place Saint-Germain des Prés, 75006

Como chegar: Metrô linha 4, estação Saint-Germain-des-Près

Aberta todos os dias, 8h às 19h45



0 visualização
bottom of page