ok - Parlez-vous français?


A primeira vez que estive em Paris, eu não sabia nada de francês, exceto, talvez, merci. Apenas com o inglês foi possível conhecer a cidade a ponto de me apaixonar por ela e, bem, detalhes desse caso de amor estão no Sobre do site Paris pra Mim.


O fato é que eu voltei tão arrebatada de amor por Paris que quis aprender o francês o mais depressa possível, pois pra mim era uma maneira de estar ligada a Paris. A princípio, pensei em fazer apenas um curso básico, mas, como adoro idiomas, fiz o curso completo na Aliança Francesa, certificações do Delf, enfim, todo o percurso, às vezes longo, para me considerar fluente no idioma. Cheguei a passar um mês em Paris fazendo mais cursos, dessa vez no Institut Catholique, para poder me certificar de que realmente já tinha aprendido bem a me comunicar e, principalmente, compreender o francês falado no quotidiano.


E assim como eu, conheço muitas pessoas que adorariam aprender francês, mas não tem tempo ou paciência para cursos presenciais, que às vezes são longos e até maçantes, dependendo do método utilizado. E, na minha opinião, o método de ensino é fundamental, pois ele pode ser um acelerador no aprendizado.


Nas minhas pesquisas na internet, acabei encontrando os podcasts do French Today que tem uma proposta muito legal: ensino de francês para pessoas que já falam o inglês, à distância, dividido em módulos e com um método fantástico! Através do download de audiobooks e lições em aúdio (para todos os níveis), é possível aprender todos os verbos e seus tempos e modos, regras gramaticais, civilização e, principalmente, fluência e velocidade para falar e compreender o francês.



Eu mesma comprei o curso de verbos, baixei no meu celular e passei muitos dias treinando todos os tempos verbais enquanto ia do trabalho para casa.


De acordo com Camille Chevalier-Karfis, a fundadora do French Today, há uma grande diferença entre o francês ensinado nos cursos de idioma para o francês falado no dia-a-dia. Assim, sua proposta é ensinar o francês contemporâneo, falado atualmente, utilizando todas as regras e suportes da gramática. Além disso, aprende-se sobre culinária, estilo de vida, história... todo o pacote para poder fazer um mergulho numa outra civilização.


Como diz a Camille, repetição é fundamental e é justamente no que acreditamos. É muito mais fácil memorizar um som do que um texto, então, quanto mais ouvimos as lições, antes de lê-las no material em pdf que acompanha os audiobooks, mais aquela estrutura se fixa em nossa mente, tornando-se mais natural. O French Today também oferece aulas privadas por Skype, programas de imersão e um blog delicioso com uma variedade de notícias e assuntos sobre a França.


E justamente por ter testado o produto sua eficácia, além de ter comprovado que a Camille é uma profissional íntegra é que me tornei sua afiliada e recomendando o French Today a todos os leitores da Paris pra Mim que desejam aprender o francês do século XXI.



0 visualização