ok - Etiqueta à francesa

Para visitar um país e interagir com seus habitantes, falar o idioma é um diferencial, mas conhecer os hábitos culturais é o principal fator. É muito importante saber em que tipo de cultura estamos nos inserindo para evitar constrangimentos e mesmo até situações complicadas e ofensas graves!


Nesse contexto, a etiqueta é o código de conduta da sociedade que estabelece alguns protocolos para facilitar a comunicação e a convivência. E em um país como a França onde a alimentação tem um lugar de destaque, saber receber seus convidados, servir o vinho e colocar a mesa são conhecimentos necessários se você deseja se integrar.


Dessa forma, por a mesa se tornou uma arte com o passar dos anos. São utilizados diferentes talheres de acordo com os alimentos (peixe, carne, pão, queijo, etc) e à mesa há vários códigos a se conhecer.

Entre amigos e em família, as regras são mais flexíveis. Mas no mundo profissional ou com pessoas que se conhece pouco, ou ainda em locais formais, conhecer as bases do protocolo irá ajudar a adotar o comportamento adequado.


Não é de se estranhar que haja cursos para ensinar a Étiquette à la Française, para aprender como se apresentar, como adequar sua aparência em função das situações e também a composição do serviço da mesa, as toalhas e dobras dos guardanapos, a utilização de talheres e taças, etc.


Algumas regras básicas:

  • No restaurante, os casais sentam-se um de frente para o outro e nunca lado a lado.

  • As mãos devem ser mantidas sobre a mesa, ao lado do prato, e nunca no colo.

  • Aguardar todos serem servidos e o brinde ser feito antes de beber.

  • Num jantar formal na casa de alguém, homens e mulheres se sentam alternadamente. A anfitriã é a primeira a ser servida, passando a vasilha para o homem da sua direita, que a passará imediatamente à mulher da sua direita, e assim sucessivamente.

  • O pão deve ser quebrado com as mãos e levado à boca em pequenas porções. Nunca morder diretamente a baguete


0 visualização