top of page

ok - La Pétanque

la-pétanque-paris

Quem já visitou Paris já deve ter visto senhores (e jovens também) nos parques lançando bolas, no que parece ser um jogo de bocha. Pois bem, trata-se da La Pétanque!


O esporte nasceu na Provence, nos anos 1900 e o termo pétanque se origina do provençal “pieds tanques” (pés fixos, imóveis). De fato, os pés dos jogadores devem estar juntos e imóveis dentro de um círcul o de 50 cm de diâmetro.


O jogo consiste em lançar uma bola de metal o mais próximo possível de uma pequena bola de madeira que é deixada a uma distância de 6 a 10 metros. O peso das bolas de metal varia de 650 a 800 gramas. São necessárias duas equipes para jogar. Cada equipe pode ter um trio, uma dupla ou somente um jogador, cada time se enfrentando de forma idêntica, ou seja, um trio versus outro trio e assim para as demais formas. A partida termina quando uma das equipes marca treze pontos com dois pontos de diferença sobre o adversário.


Atualmente a pétanque é o sexto esporte mais praticado na França em número de associados, mas está seguramente entre os primeiros esportes se contarmos os milhões de amadores que jogam durante o verão.


E para quem acha que o esporte é somente coisa de francês, saibam que a pétanque é um esporte internacional com um campeonato mundial com mais de 60 países participantes. A França possui 42 medalhas de ouro, seguida pela Tailândia e seus dozes títulos.

6 visualizações
bottom of page