top of page

ok - Ano Louis XIV em Versailles

ano-louis-xiv-versailles

Versailles celebra em 2015 o tricentenário da morte de Luís XIV!


Versailles e Louis XIV, o famoso Rei Sol, são indissociáveis! A cabana de caça de seu pai, o rei Louis XIII, só se transformou no maior palácio do mundo graças a sua ambição e inclinação estética.


Símbolo de uma monarquia triunfante, Versailles foi tão artística quanto política. Luís XIV reuniu na sua corte os artistas mais brilhantes da época e permitiu a eclosão de novos estilos. Este cenário moldado pelas artes foi o coração das festas mais suntuosas: teatro, ópera, ballet, fogos de artifício, espetáculos equestres, náuticos e banquetes se sucederam ao mais alto nível.


Fiel à sua história, o Palácio de Versailles continua sendo palco de uma vida cultural e de eventos muito variada: as Grande Águas, óperas, concertos, ballets, grandes espetáculos, serenatas, o grande baile de máscaras, assim como exposições de arte contemporânea. Artistas de grande renome fazem reviver os seus mais belos espaços com criações clássicas e contemporâneas.


A companhia Château de Versailles Spectacles perpetua o espetáculo das Grandes Águas e propõe todos os anos uma temporada de espetáculos ao vivo e eventos excepcionais no Palácio de Versalhes e seus jardins (declarados patrimônio universal da UNESCO).

Versailles celebra em 2015 o tricentenário da morte de Luís XIV!

Durante todo o ano, a companhia Château de Versailles Spectacles promove eventos que evocam a glória artística do Rei Sol e permitem reviver as festas sublimes da Corte de Versailles nos mais belos espaços do Castelo e dos seus Jardins.


Aqui está, para 2015, um magnífico programa que comemora o tricentenário:


As Festas Reais, ilustradas por quatro grandes eventos:

  • As Festas Galantes, uma noite mascarada na Galeria dos Espelhos

  • O Grande Baile Mascarado de Kamel Ouali, Baile do Rei Sol na Orangerie

  • Meu primeiro Baile no Château de Versailles, baile mascarado para um público dos 6-12 anos na Orangerie

  • O Rei de Fogo, espetáculo pirotécnico do Grupo F


As Grandes Águas de Versailles, triunfantes com a renovação da fonte de Latone:

  • As Grandes Águas Noturnas precedidas pela Serenata Real

  • As Grandes Águas Musicais

  • Os Jardins Musicais


E prestigiosos concertos nas mais belas salas do Castelo (Ópera, Capela, Galeria dos Espelhos). Para adquirir seu ingresso, basta acessar a bilheteria online do evento, clicando aqui!


ano-louis-xiv-versailles


Louis XIV, apoio incomparável às artes

Morto em 1715, após um reinado de 72 anos (o mais longo da França), Louis XIV, nascido em 1638, deixou uma herança considerável: apaixonado pelas artes assim como pelo poder, ele estruturou paralelamente ao Estado a vida artística do reino.

Ele apoiou os criadores mais inovadores da época (Lully, Molière, Le Brun, Le Nôtre, Mansart, Bernin, etc) permitindo que eles realizassem estilos que iriam marcar a França e o mundo até os nossos dias através de instituições criadas especialmente para as artes: as Academias Reais (les Académies Royales).


Louis XIV , praticante das artes

Louis XIV era igualmente um praticante das artes: dançarino dos bailes da corte, colecionador de pinturas e de antiguidades, construtor, amante do teatro, músico (tocava violão), aficicionado por ópera e Grands Motets, patrocinador de obras-primas em tapeçaria e em porcelana, ele acompanhava de perto os projetos, reunia os melhores artistas e decidia com eles o que iria ser desenvolvido.


Ele acompanha com muito cuidado a edificação do Château de Versailles mas também da construção de seus maravilhosos jardins. Cada fonte, cada estátua, cada fogo de artifício faz resplandecer os jardins nas noites luxuriantes.


Seu legado é imenso, as obras-primas de todas as áreas se acumulam sob seu reinado, refletindo uma vitalidade criativada que afeta todas as disciplinas das artes plásticas.

Rapidamente, a Europa só tem olhos para esse apetite gigantesco das artes, desde os Prazeres da Ilha Encantada de 1664 (o verdadeiro nascimento de Versailles) até as Tragédias Líricas de Lully que todas as óperas nascentes retomaram.


Período artístico inigualável até então, o reinado de Louis XIV imprimiu até os dias de hoje a marca do Estado na cultura francesa. Versailles admirada e imitada por tudo e todos (reproduzida até na Baviera por Louis II), permanece hoje incomparável.


Bem, se ficou animado com essa super programação, mas não sabe como ir de Paris a Versailles, não deixe de acessar o nosso guia gratuito que explica tudo! É só acessá-lo aqui!


Fonte: Site Oficial - Château de Versailles

clique aqui para ler o texto original

3 visualizações
bottom of page