top of page

ok - Paris Off-Guide - Igrejas históricas


paris-off-guide-igrejas

Foto: Credit: S-F / Shutterstock


Viajar é visitar igreja e andar de metrô, como resume Ricardo Freire do blog Viaje na Viagem. E em Paris, que conta com uma história sacra muito rica, as principais igrejas, basílicas e catedrais são parada obrigatória dos turistas e viajantes. Poucos vão Paris sem visitar a Cathédrale de Notre Dame, seja por causa de suas belas capelas e vitrais sublimes. No entanto, existem vários outras igrejas imperdíveis, testemunhas de muita história em Paris.


Uma das igrejas mais antigas de Paris, a medieval Église St-Germain-des-Prés foi palco da coroação do rei Pepino, o Breve (pai de Carlos Magno, que assistia à coroação) pelo papa Estevão e durante a Revolução tornou-se depósito de salitre.


A Église St-Sulpice, a segunda maior de Paris, abriga em seu interior um sistema de determinação astronômica dos equinócios e ficou conhecida pela menção na obra "O Código da Vinci", de Dan Brown. Devido a esse uso científico da igreja é que ela foi poupada de ser destruída durante a Revolução (sempre ela!).


A Église Saint-Eustache é considerada como a mais bela de Paris e sua construção levou cerca de 100 anos. Ali estão enterrados Molière, a mãe de Mozart e Mme. Pompadour, amante do rei Louis XIV. Também foi o local de batismo do Cardeal Richelieu.


E que tal visitar a igreja que tem o órgão mais antigo de Paris e foi o local de sepultamento do coração do rei Louis XIV? A Église Saint-Paul-Saint-Louis, no Marais, foi um templo jesuíta e sua cúpula inspirou a igreja do Dôme e da Sorbonne. Possui uma das principais obras de Delacroix - Cristo no jardim das oliveiras.


Paris exala histórias milenares e as igrejas são as testemunhas silenciosas desses feitos. Aproveite para acender uma vela, fazer suas orações e agradecimentos e se deixar envolver pela aura de respeito e reverência que elas evocam.


Abbaye St-Germain-des-Prés

3 place Saint-Germain-des-Prés, 75006

Como chegar: Metrô Linha 4, estação Saint-Germain-des-Prés


Église St-Sulpice

2, rue Palatine, 75006

Como chegar: Metrô Linha 4, estação Saint-Sulpice ou Metrô Linha 10, estação Mabillon


Église Saint-Eustache

2 impasse Saint-Eustache, 75001

Como chegar: Metrô Linha 4, estação Les Halles


Église Saint-Paul-Saint-Louis

99 rue Saint-Antoine, 75004

Como chegar: Metrô Linha 1, estação Saint-Paul






2 visualizações
bottom of page