ok - Victoire de Samothrace


Quem visita o Louvre irá notar, impreterivelmente, uma belíssima estátua no alto de uma escadaria de uma deusa alada. Trata-se da Victoire de Samathorace ou, em grego antigo, Nike, a deusa da vitória. Inclusive esta é a origem do nome da empresa Nike, cujo símbolo é a asa estilizada da deusa.


Na Grécia, a representação da vitória foi personificada nos traços de uma deusa alada descendo à terra para honrar os vencedores. Fiéis a esses espírito, foi esculpida no séc. II a.C. a Victoire de Samothrace. Ela representa a deusa da vitória pousando sobre a proa de um navio de guerra para celebrar uma vitória naval.


Este monumento é considerado uma obra-prima da escultura grega do período helenístico devido à virtuosidade de sua escultura e pela engenhosidade de sua construção.

É possível notar que a deusa veste tecidos muito finos e leves e eles se encontram molhados, colados ao seu corpo, tamanha a destresa que o escultor nos passa.


Recentemente a obra passou por um perído de restauração, bem como sua escadaria, e foi restituída ao público novamente em julho/2014.

Nesta última terça-feira, dia em que o museu fecha suas portas ao público, o Louvre recebeu os mecenas que participaram da campanha de restauração para uma visita guiada.

O grupo pode percorrer as salas das antiguidades gregas, etruscas e romanas e admirar a Victoire de Samothrace restaurada no topo da escadaria Daru.


Na sua próxima visita ao Louvre, demore-se alguns instantes apreciando essa obra magnífica. E se quiser se aventurar e soltar seu lado artístico, instale-se em algum canto e tente desenhá-la a partir do seu ponto de vista.

Se não souber exatamente como chegar até a estátua (já que o museu é enorme!) e também quiser conhecer as principais obras, basta baixar, gratuitamente, o Guia Paris pra Mim Musée du Louvre, clicando aqui.


0 visualização