top of page

OK - As Arènes de Lutèce

Às vezes é fácil esquecer que Paris é uma cidade milenar e passou por vários períodos da história, incluindo o período de dominação pelo Império Romano.

Depois desse fato mais presente em nossa memória, fica fácil entender o porquê de existir uma arena em Paris. São as Arènes de Lutèce, um anfiteatro romano construído no séc. II.



Ela ficava justamente na rua de entrada da Paris romana, o que permitia ao viajante não deixar de notar essa construção elaborada, rica e suntuosa. Construída de tal forma para se beneficiar da iluminação natural, possuía nichos para favorecer a acústica, toldos para proteger os visitantes do sol e da chuva... uma tecnologia avançada para o conforto dos expectadores.

Ali eram exibidas as obras clássicas do teatro bem como as batalhas de gladiadores, que lutavam com animais e entre si, fazendo a alegria do público.


As arenas foram destruídas durante as invasões bárbaras e o anfiteatro se tornou um cemitério, vindo a ser soterrado posteriormente para a construção de uma muralha. Passou muitos séculos no esquecimento e somente no séc.XIX é que foi reencontrada durante as escavações para a abertura da rua Monge. Quase foi destruída para dar lugar às grandes reurbanizações e somente foi preservada após a manifestação de Victor Hugo.



Nos dias de hoje é um local calmo e tranquilo, rodeado de bancos onde podemos nos sentar, apreciar a natureza ao redor, e sonhar com uma época de gladiadores!


Como chegar: 49 rue Monge

Metrô Linha 10, estação Cardinal-Lemoine ou Linha 7, estação Place Monge (Jardin des Plantes)


Fotos: © OTCP - Marc Bertrand

1 visualização
bottom of page