ok - Le scribe accroupi ou O escriba sentado

No 1º andar do Louvre, ala Sully, na ala egípcia, é impossível deixar de notar a estátua de um escriba sentado, com um papiro apoiado em seu colo, como se estivesse tomando notas.


Trata-se do Scribe accroupi, uma obra na qual a busca de realismo, com a qualidade da modelagem da face, mãos e tronco, os olhos brilhantes, a bela policromia, totalmente intacta, fazem dela uma grande obra de arte egípcia.


Foi realizado em uma era considerada a idade de ouro da civilização egípcia, entre a quarta e quinta dinastias, as mesmas das grandes pirâmides de Gizé. Note os olhos impressionantemente realistas! Muitos acreditam que os egípcios já possuíam avançados conhecimentos de oftalmologia na época da realização dessa estátua.



Apesar de ser denominado escriba, um cargo subordinado, nota-se pela aparência que ele era muito bem tratado, possuindo um abdome saliente. Ou seja, não se trataria de um escriba comum. Muitos acreditam se tratar do filho do rei, o herdeiro do trono, que muitas vezes era representado dessa forma.


O mais curioso é que atualmente podemos interagir com o escriba através da internet! Foi criado um perfil para ele no facebook (!) no qual ele posta vários enigmas do Louvre para as pessoas adivinharem, além de comentários muito divertidos (dizendo que ele mantém o abdome contraído durante os horários de visita e só "relaxa" depois que o museu fecha, rsrs). Até do desafio do balde de gelo ele iria participar, mas infelizmente na última hora ele teve de declinar do convite.

O perfil é muito simpático e ele ainda interage com seus seguidores, respondendo a seus comentários.

0 visualização