ok - 14 de julho, a Festa Nacional Francesa


É um dia de comemoração da cultura francesa. Numerosos eventos públicos acontecem: desfiles militares, refeições comunitárias, danças, festas e grandiosos fogos de artifício. Mas o que fazem os franceses nesse dia?

Dia da Bastilha - é o nome da festa nacional francesa fora da França, mas nunca na França! De fato, o dia escolhido para a Festa Nacional Francesa é o dia da tomada da Bastilha, 14 de julho de 1789.

Na França, fala-se do "14 de julho" ou da "Festa Nacional". Não se utiliza nunca a expressão "dia da Bastilha".

A Bastilha era uma fortaleza medieval e antiga prisão de Paris. Em 14 de julho de 1789, as tropas revolucionárias a tomaram de assalto e este evento marcou a Revolução Francesa e se tornou o símbolo da revolta do povo.

Mas o que fazem os franceses nesse dia?

As pessoas assistem ao desfile pela televisão durante a manhã e depois se reúnem para um almoço entre amigos ou familiares, podendo também ser um churrasco ou pic-nic às margens do rio ou em um parque da cidade. Algumas cidades organizam almoços comunitários.

À noite, assistem os fogos de artifício e depois vão dançar no baile popular que é organizado pelas cidades. Os franceses gostam muito de dançar! As cidades costumam organizar também algumas competições e jogos para as crianças.

Em Paris, há sempre um grande concerto no Champ-de-Mars e os parisienses comparecem em peso!

E por ser um feriado, as agências de correio, museus, bancos e a maioria do comércio está fechada, assim como restaurantes e cafés fora da área turística. Entretanto, padarias e algumas lojas em Paris permanecem abertas.

Caso esteja na França nesse dia, divirta-se! Uma grande festa como a Festa Nacional é uma boa ocasião para descobrir a cultura francesa!

0 visualização