ok - Molière

Jean-Baptiste Poquelin, mais conhecido como Molière, nasceu em Paris em 1622. Se formou em direito mas abandonou a carreira para se tornar ator. Após uma turnê pelo oeste e sul da França, ele retorna a Paris em 1658 e se torna o protegido da corte de Louis XIV. A partir daí suas peças conhecem um grande sucesso. Apesar de ser o dramaturgo preferido do Rei Sol, Molière possuía também muitos detratores, pois ele não tinha pudor algum para criticar ou caricaturar os grandes personagens de sua época.


Mestre da sátira e da ironia suas comédias eram uma crítica à sociedade do século XVII e são até os dias de hoje, muito atuais. Molière morreu no palco, em 1673, interpretando "O doente imaginário". A cadeira onde ele desfaleceu ainda permanece na companhia Comédie Française.


Uma de suas obras célebres, Le bourgeois gentilhomme, foi criada a partir da visita de um nobre ao Rei Louis XIV, em Versailles, no qual o convidado se dirigia ao rei com extrema pompa e exagero, deixando evidente seus modos grosseiros disfarçados de nobreza.


Quando estiver em Paris aproveite para visitar o prédio da Comédie Française e assistir uma peça. Também aproveite para visitar a Fontaine Molière. Essa foi a primeira fonte a ser dedicada a uma pessoa que não o rei, tamanha a importância e prestígio de Molière.


O impressionante de ler suas obras ou assistir as suas peças é ver como sua crítica à sociedade daquela época permanece atualíssima e isso nos faz pensar que a sociedade ainda permanece na sua mesquinhez de séculos atrás. E tudo isso regado a muitas risadas!


La Comédie Française

3 Place Colette, 75001

Como chegar: Metrô Linha 1, estação Tuileries

Site: www.comedie-francaise.fr


Fontaine Molière

Na junção das ruas Molière e Richelieu, no 1º arrondissement


Quer mais Molière em Paris? Visite a Passagem Molière, um reduto muito reservado. Saiba mais no nosso post, clicando aqui.

8 visualizações