ok - Paris Off-Guide - Arenas de Lutécia

paris-off-guide-arènes-de-lutèce

Foto: Paris Tourist Office / Marc Bertrand

Os amantes da história sabem que Paris (Lutécia) foi um importante posto romano, mas muitos visitantes não sabem que as ruínas de um dos maiores anfiteatros romanos do mundo encontram-se um pouco a sudeste do centro da cidade, no 5º. arrondissement.


As Arènes de Lutèce, anfiteatro romano construído no séc. II d.C., ficava justamente na rua de entrada de Paris, o que permitia ao viajante que chegava ou partia não deixar de notar essa construção elaborada, rica e suntuosa. Construída de tal forma para se beneficiar da iluminação natural, possuía nichos para favorecer a acústica, toldos para proteger os visitantes do sol e da chuva (chegava a comportar 15 mil pessoas). Ali eram exibidas as obras clássicas do teatro bem como as batalhas de gladiadores, que lutavam com animais e entre si, fazendo a alegria do público.


As arenas foram destruídas durante as invasões bárbaras e o anfiteatro se tornou um cemitério, vindo a ser soterrado posteriormente para a construção de uma muralha. Passou muitos séculos no esquecimento e somente no séc.XIX é que foram reencontradas durante as escavações para a abertura da rua Monge. Quase foi destruída para dar lugar às grandes reurbanizações e somente foi preservada após a manifestação de Victor Hugo.


Seu terraço interior é agora um local de piquenique e o campo de futebol favorito para as crianças da escola do bairro. Local ideal para se sentar, ler um livro, relaxar e pensar como devia ser a Lutécia daquela época!


Arènes de Lutèce

49 rue Monge, 75005

Como chegar: Metrô Linha 7, Place Monge


0 visualização