ok - A tradição da Galette des Rois


Na França, a tradição de servir a frangipane (torta de massa folhada recheada com creme de amêndoas) remonta o século XIV.

Uma pequena fava, moeda ou porcelana é colocada para assar dentro da torta e aquele que a encontrar é então coroado rei/rainha do dia. Então, cuidado ao morder a sua fatia para não correr o risco de quebrar um dente!


Esta torta é servida tradicionalmente no dia 6 de janeiro, um feriado cristão chamado Epifania dos Reis Magos.

Se estiver na França em janeiro, passe em alguma padaria/confeitaria para ver as muitas Galette des Rois em exposição, com uma coroa de papel laminado em cima.

A tradição também diz que a torta deve ser cortada em tantas fatias quanto o número de pessoas presentes no momento, mais 1 fatia extra. Esta fatia extra é chamada de la part du Bon Dieu (a fatia de Deus), la part de la Vierge (a fatia da Virgem Maria) ou la part du pauvre (a fatia do pobre) e deve ser oferecida à primeira pessoa pobre que passar pela casa.


A degustação da galette é um evento íntimo muito divertido e até no ambiente de trabalho ela é realizada. A pessoa que encontrar a fava em sua fatia será coroado rei ou rainha do dia e será muito aplaudido por seus "súditos".


Muitas padarias/confeitarias já fornecem junto com a galette uma pequena coroa para garantir a diversão! E além dessa brincadeira toda, a torta é simplesmente deliciosa!


Fonte e Foto: French today.com

0 visualização