ok - Fim de ano em Paris.... o que esperar?


Muitos imaginam que as festas de fim de ano sejam amplamente comemoradas mundo afora, mas poucos sabem que um percentual muito pequeno da população mundial comemora essas festividades, devido aos calendários mil que temos espalhados pelo planeta!


Entretanto, é consenso que no mundo Ocidental, as festas de fim de ano sejam comemoradas, estimuladas pelo comércio e muito aguardadas, principalmente no hemisfério Norte, com a neve caindo e dando aquele clima especial.


Sendo assim, como fica Paris nesse cenário?


Ruas decoradas e iluminadas, vitrines de parar o trânsito (pelo menos os que passam na calçada dão uma paradinha, tem até escadinha para as crianças!), lojas decoradas... ou seja, imagine uma cidade que já é linda vestida para festa, mas num estilo super fashion, por que Paris, se fosse uma mulher, seria daquelas de muuuita classe!


As ruas ficam cheias (muito cheias, principalmente nas áreas turísticas) e aliado ao frio e possíveis chuvas, caminhar por ali não é um passeio tão tranquilo quanto alguém possa imaginar.

Assim, se você pretende passar seu fim de ano em Paris, vá com a ideia de que o parisiense prefere fazer comemorações mais íntimas do que as grandes festas populares às quais estamos acostumados aqui no Brasil.


Um programa típico parisiense para essa ocasião é assistir a um concerto, seja de dança, música clássica, música sacra, etc.. e depois um jantar.

Para a noite do Réveillon, especificamente, as pessoas não se vestem de branco e também não há fogos de artifício na Torre Eiffel. Já aconteceu em alguns anos, mas não é um programa oficial.


Pode soar meio decepcionante e até careta esse tipo de comemoração para nós acostumados aos fogos de Copacabana e aos shows ao ar livre, tão propícios no nosso verão tropical, mas aí também está o charme de se conhecer algo novo, que foge aos nossos padrões e nos apresenta os costumes e hábitos de um povo.


Afinal, para fazer o que já é feito aqui, ficamos aqui, não é? Se nos aventuramos em uma viagem é para conhecer, experimentar e vivenciar o novo, o diferente. São esses contrastes que nos enriquecem e nos acrescentam!



Assim, prepare seu casaco, reserve suas entradas para um belo concerto (que tem preços muito acessíveis) e viva a experiência parisiense de um fim de ano inesquecível!


0 visualização