130 Anos da Dama de Ferro - Conheça um pouco da sua construção La Tour Eiffel

Esse ano a Dama de Ferro completou 130 anos, conheça um pouco do construção desse ícone Franco-Parisiense.


Em uma França em dificuldades, ainda marcada pela lembrança de sua derrota para a Alemanha em 1870, cresce a ideia de uma Exposição Universal capaz de restaurar a imagem do país perante o mundo.


O grande evento marcado para acontecer em Paris no ano de 1889, ano do centenário da Revolução Francesa, a Exposição é totalmente dedicada ao ferro e sua maior representante é a torre de 300 metros de altura projetada por Maurice Koechlin e construída por Gustave Eiffel.


Foram necessários mais de 2 anos e 200 operários para construir essa obra gigante para a época, composta de 18.000 peças. A Torre Eiffel permaneceu a mais alta estrutura do mundo durante 41 anos, até a construção em 1930 do Chrysler Building, em Nova York, com seus 319 metros.


Hoje quem vê a Torre Eiffel em Paris tem dificuldade em imaginar que ela nem sempre fez parte da paisagem parisiense. Veja abaixo as fotos de sua construção e tente imaginar este feito para a época (final do séc. XIX) e tenha em mente que nenhum operário se feriu durante a construção!



Os primeiros desenhos do que viria a ser a Torre Eiffel, por Maurice Koechlin



 A Torre iluminada à noite


 As etapas da construção de 1887 a 1889 - © Musée d’Orsay

#arrd007 #parisprafotografar #parishistórica #parispraver #parisprasentir